Estão abertas as inscrições para o III Fórum Intermunicipal Integrador Pará, evento que a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) promove para impulsionar a integração dos municípios paraenses a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A terceira edição do fórum, que já passou por Castanhal e Marabá, acontece no próximo dia 9 de agosto, no auditório do Palace Hotel, na Avenida Tancredo Neves, em Altamira, a partir das 16 horas (credenciamento).

 

Além da sede, em Altamira, o evento abrange outros 14 municípios do entorno: Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu, Itaituba, Novo Progresso, Aveiro, Jacareacanga, Rurópolis e Trairão, que juntos somam mais de 25 mil empresas ativas e reúnem uma população de mais de 500 mil habitantes. “Nosso maior objetivo é mostrar aos gestores municipais como funciona o Integrador Pará e como esse sistema pode contribuir com a melhoria da arrecadação municipal, conquistando assim cada vez mais adesões em nosso Estado”, explica a presidente da Jucepa, Cilene Sabino.

 

Desde o primeiro fórum, realizado em abril, em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, o número de municípios que aderiram a Redesim/Integrador Pará dobrou no Estado. Saltando de 22, antes do segundo fórum, em Marabá, para mais de 40 atualmente. Com a realização dos fóruns para esclarecer dúvidas e divulgar as vantagens da adesão a Redesim/Integrador Pará o objetivo é alcançar todos os 144 municípios paraenses até o final do ano.

 

Além da Jucepa, participam do Fórum órgãos e instituições envolvidos na legalização de empresas no Estado, como a Secretaria da Fazenda (Sefa) e o Corpo de Bombeiros, além da Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Sebrae. Este último para falar de empreendedorismo. Voltado para prefeitos, gestores municipais, empresários, contadores, administradores, advogados e demais interessados no registro mercantil, o Fórum Intermunicipal Integrador Pará tem como principal objetivo divulgar o sistema que integra todas as etapas de abertura, alteração, legalização e baixa de empresas, incentivando assim a adesão das prefeituras.

 

Na esfera estadual a Redesim/Integrador Pará é gerida pela Jucepa, que deixa de ser apenas o órgão de registro e passa a ser a porta de entrada para todas as etapas do processo. Na prática, para quem pretende abrir uma empresa, isso significa um único cadastro de dados e documentos pela internet, através do site da Junta Comercial (www.jucepa.pa.gov.br), por onde o usuário poderá fazer também todo o acompanhamento do processo e a emissão de documentos como licença e alvará de funcionamento, dependendo do grau de risco do empreendimento.

Realização

            

 

  

Apoio

 

 

 

 

 

 

Participação